A ideia surgiu após um desafio da União Europeia, do Projeto “Societies” para a criação de uma tecnologia com equipamento que facilitasse a comunicação em situações de emergência. Um grupo de estudantes da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU), a trabalhar como investigadores no Instituto SINTEF, respondeu prontamente com um casaco que permite mandar e receber mensagens, através do Facebook, em situações em que o telemóvel simplesmente não funciona ou é, sequer, prático ou seguro.

Com este casaco, é tudo mais simples: tem um pequeno ecrã tátil instalado na manga que permite a rápida visualização ou escrita de mensagens. Além do serviço de mensagens, o dispositivo tem ainda Bluetooth, compatível com sistemas Android, o que possibilita também o envio de dados para utilizadores de telemóveis próximos. Quando se é contactado, treme um sensor de vibração à volta do pescoço de quem está a usar o casaco. Depois, basta levantar o braço para a mensagem surgir. Já os fios, nem se dá por eles – estão escondidos entre o forro e o tecido exterior da peça.

Em casos de catástrofe, por exemplo, um bombeiro terá a possibilidade de comunicar com a restante equipa e fornecer informações sobre a sua localização exata. Apesar de já ter sido apresentado à comunidade, ainda não se conhece uma eventual data em que começará a ser comercializado.

No entanto, até lá, esperam melhorar a ideia: quem sabe criar outras funcionalidades, para ajudar pessoas surdas ou cegas e permitir que o texto da mensagem seja ditado ao ecrã, o que torna tudo ainda mais fácil.