Entre 14 e 17 de Novembro, o espaço de animação portuense Breyner85 vai receber mais uma edição do MOVICA – Mostra de Vídeo e Cinema Africano. No total vão ser exibidos 9 filmes produzidos por realizadores naturais dos PALOP, com o intuito de divulgar a cultura africana.

O primeiro dia do MOVICA começa em grande com “Dina” que foi vencedora do prémio de melhor curta-metragem no African Movie Academy Awards 2011. Durante 22 minutos o espectador vai entrar na vida problemática de Dina, uma menina que engravida aos 14 anos e que sofre por ver a sua mãe, Fauzia, ser vítima de violência doméstica por parte do seu esposo Remane. Contudo, está acaba por incentivar a mãe a denunciar o acto.

“Kolá San Jon é Festa Di Kau Berdi”, de Rui Simões, é o destaque do terceiro dia. Desta vez, vamos até a periferia de Lisboa, mais precisamente até ao bairro da Cova da Moura. Aqui a história é contada por cabo-verdianos que longe da terra tentam celebrar as tradicionais Festas Juninas.

Nesta edição também vão poder ser vistos alguns documentários do projecto NOMADLAB, da produtora portuguesa TERRATREME. Falamos de “Intervalo”, de Nelson Mabuie, “Johana – a terra que roubou os nossos maridos”, de Natercia Chicane, “Olhem”, de Eliane Beeson, e “Os 5 Elementos” de Madjer Rachid.

Feirinha MOVICA

Para fechar com chave de ouro, as mostras surpreendem este ano com a inauguração da Feirinha MOVICA, um espaço que pretende atrair um público mais abrangente através de uma maior dinamização da cultura africana.

Nesse sentido, a organização está a aceitar, até 4 de Novembro, inscrições de todos os interessados que queiram participar na Feirinha com projectos relacionados com temas como o artesanto, a gastronomia ou a fotografia.

Ainda no dia 17 de Novembro vai haver um workshop de percussão africana, seguido de dança com as companhias Allatantou Dance Company e os AESTP – Associação de Estudantes de São Tomé e Príncipe. A música também não vai faltar com o cantor reggae Ras Sidney e com Bilan, que passou este ano pelo Festival de Músicas do Mundo de Sines onde apresentou o seu segundo álbum, “Ilha”.

Todos os lucros da MOVICA vão ser destinados ao financiamento do projeto de apoio a crianças desfavorecidas em varias regiões de Moçambique que a ATACA – Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana – tem vindo a desenvolver nos últimos seis anos.