A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai ser palco, durante dois dias (12 e 13 de novembro), da 1.ª Conferência ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education), um debate da Rede Europeia para a Acreditação da Educação em Engenharia, patrocinado pela Ordem dos Engenheiros.

Os principais objetivos da conferência (programa – [PDF]) passam por “fazer um ponto de situação sobre as experiências na atribuição do Selo de Qualidade EUR-ACE a cursos de Engenharia europeus e perspetivar o seu desenvolvimento futuro para garantia da formação superior em Engenharia na Europa”, pode ler-se no site da FEUP.

O selo de qualidade EUR-ACE (European Accreditation of Engineering Programmes) é uma acreditação oficial, atribuída pela ENAEE, a cursos de Engenharia que sejam reconhecidos como tendo altos padrões de qualidade. Neste aspeto, a FEUP distingue-se com três cursos de mestrado integrado com selo EUR-ACE: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

No entanto, já foram introduzidas, pela Faculdade, as mudanças necessárias aos restantes seis cursos de mestrado integrado e, ainda, ao mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, para que tenham direito ao selo de qualidade. O processo de avaliação deve decorrer até fevereiro de 2013.

Esta acreditação pode trazer vários benefícios às instituições que “patrocinam” os cursos. Desde o natural ganho de reputação, à facilitação da mobilidade académica e profissional de estudantes e investigadores, a distinção em causa é um objetivo procurado por todas as faculdades de Engenharia.