A reunião está marcada para hoje, às 21h30, no Salão Paroquial da Igreja do Marquês. Manuel Leitão, o empresário responsável pela exploração do espaço da antiga biblioteca do Marquês, é o responsável pela convocatória. Quer criar uma associação de cidadãos que venha a intervir no futuro do espaço: “Há várias pessoas interessadas em formar uma associação ligada à biblioteca. Esta é a primeira reunião nesse sentido. Vamos ver como as pessoas se pronunciam, como podem ajudar e que disponibilidade”, explicou à Lusa.

Manuel diz serem várias “centenas” de pessoas interessadas no projeto e que a associação deverá avançar, independentemente da adjudicação definitiva do espaço: “a associação é independente dos desejos do Dr. Rui Rio”, garantiu o empresário. Quanto à biblioteca, garante que o espaço continuará “as suas funções originais” mas também servirá para “promover ações em defesa da cidadania do Porto”, tal como o responsável descreveu na proposta que entregou à autarquia.

A antiga biblioteca do Marquês foi leiloada em junho por 610 euros mensais – mais 400 euros do que o valor base de licitação. Depois da hasta pública realizada em julho, no entanto, a gestão da antiga biblioteca infantil ainda não foi formalizada. Manuel Leitão e a Câmara do Porto ainda não se entenderam quanto ao contrato e o primeiro ainda espera uma resposta da autarquia.

O dono da publicação “Porto Menu” quis ainda deixar claro que nunca teve a intenção de instalar no espaço um “Museu das Patifarias de Rui Rio”. A “promoção de ações em defesa da cidadania” da cidade, no entanto, não deixará de abordar “o centro da cidade e Rui Rio, que obviamente não vai ser tratado com paninhos quentes”, esclarece.