Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, diz já ter tentado resolver o problema com o Governo, mas desde março que a conversa sobre este assunto se prolonga sem efeitos práticos. A reposição do prejuízo da empresa nos anos de 2010 e 2011 ainda não foi avante, mesmo que a verba tenha ficado inscrita no Orçamento Retificativo, aprovado em abril do ano passado, como garante o presidente.

“O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) não pagou ainda o dinheiro que deve, de forma incompreensível”, afirmou, à entrada para o Festival da Francesinha que decorre na Praça D. João I. O autarca acredita que esta dívida não está relacionada com a situação financeira do IHRU, que detém 60% do capital da empresa [sendo que os restantes 40% pertencem à Câmara do Porto]. “Estamos em novembro e essa verba está no passivo da SRU, que está a pagar juros ao banco. Portanto não é sequer uma regra de boa gestão”, explica.

Rio espera ainda que esta situação se resolva “muito em breve”, já que a SRU tem contraído empréstimos bancários para levar a cabo os seus compromissos. Neste momento, segundo o JN, a empresa está a pagar juros à banca na ordem dos 5%, o equivalente a 120 mil euros anuais – são 328 euros por dia.

Rui Moreira, presidente da SRU, também esteve presente no evento mas preferiu não comentar a situação. Não descartou, no entanto, uma possível candidatura à presidência da Câmara. “Daqui a uns meses”, talvez.