Esta é já a 4.ª edição dos Europe Festival Awards, os prémios europeus que distinguem os melhores festivais de música do continente. Os festivais portugueses não são estreantes, mas desta vez, só o festival Optimus Alive angariou quatro nomeações, uma delas para “Melhor Festival de Grande Dimensão”, a principal categoria. O festival português compete com dez nomeados com grande projeção internacional, como os polacos “Woodstock” e “Open’er Festival” o belga “Tomorrowland” ou o dinamarquês Roskilde. De referir que o ano passado, apesar de não ter ganho, o Alive já esteve nomeado na mesma categoria.

Europe Festival Awards

Foram 250 os festivais de música de 33 países a candidataram-se aos Europe Festival Awards, que distinguem os melhores festivais do ano na Europa. Os nomeados nas categorias Melhor Festival de Grande Dimensão e Melhor Cartaz Europeu resultam de uma votação online. Esta edição bateu o recorde, com a participação de mais de um milhão de pessoas de 49 países.

Mas também o festival Paredes de Coura e o Boom Festival surgem na lista, cada um com uma nomeação. O festival minhoto concorre também com o Alive na escolha para “Festival Favorito dos Artistas”, assim como com o espanhol Primavera Sound e outros oito concorrentes. Já o Boom Festival é candidato ao “Green Operation Award”, especialmente dedicado aos festivais com preocupações ecológicas. Uma tarefa fácil de superar, visto que já arrecadou o prémio em 2010 e já conta com três “Outstanding Greener Festival Award’s”, atribuídos por uma organização sem fins lucrativos.

Este ano, o Alive está ainda nomeado para “Melhor Cartaz Europeu”, resultado da votação online; “Festival Preferido dos Artistas” e “Promotora do Ano” (para a Everything is New), que resultam ambas da decisão de um júri composto por jornalistas, agentes e outras personalidades da indústria. Os vencedores serão conhecidos a 9 de janeiro do próximo ano, na cerimónia oficial de entrega dos prémios, que se realiza em Groningen, na Holanda.

Concertos para todos os gostos, com nomes sonantes e forte presença no norte

Mas 2013 promete ser um ano preenchido, em matéria musical. O primeiro trimestre, sem ainda pensar nas confirmações dos grandes Festivais de Verão, apresenta um leque de concertos para todos os gostos. Para além disso, o Norte passou a ser oficialmente um dos palcos do país.

Em janeiro, o Hard Club domina a programação. Dia 7 os Enter Shikari ocupam a sala para apresentar “A Flash Flood of Colour”, o mais recente trabalho. Os bilhetes custam 25 euros. Já no dia 18, o Hard Club recebe os Billy Talent. A banda canadiana vem apresentar o recente “Dead Silence”, com bilhetes a 23 euros. O mês termina com o rock psicadélico de Radio Moscow, no mesmo espaço, dia 30.

Festivais de Verão

Os nomes que vão dar música ao Verão dos jovens portugueses já começaram a ser divulgados. Blur foi a primeira confirmação do Primavera Sound e atuam a 31 de maio. Preço: 80 euros. O Alive foi mais longe e já divulgou três nomes sonantes que sobem ao palco em julho: Two Door Cinema Club (dia 12), Depeche Mode (dia 13) e Kings of Leon (dia 14).

Fevereiro começa em Lisboa com Awolnation, da conhecida “Sail”. Atuam dia 5, na Sala TMN ao Vivo e os bilhetes custam 25 euros. Dia 13 é a vez do Coliseu do Porto receber Sigur Rós, com bilhetes entre os 25 e os 35 euros.Três dias depois, são os Crystal Castles, que já marcaram presença na Queima do Porto, quem volta à Invicta. Sobem ao palco no Hard Club e as entradas ficam por 27 euros.

Em março, dia 9, os Funeral For a Friend abrem as hostes. A banda, que traz boas memórias ao público mais jovem, estreia-se em Portugal. Também no Hard Club mas ainda sem preço definido. Mumford And Sons, uma das bandas do momento, vai dar música ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Para ver o espetáculo de folk rock da banda inglesa, os preços variam entre os 29 e os 35 euros. A 16 de abril são os alemães Rammstein a fazer ranger o Pavilhão Atlântico.

Para um público bem diferente mas já com concerto esgotado, One Direction atuam em maio, dia 26, no Pavilhão Atlântico. Segue-se Rihanna, dois dias depois, com preços a rondar os 40 euros. Duas estreias, nos palcos nacionais, de dois sonantes da música internacional e que antecedem a chegada dos Festivais de Verão.

Veja aqui um dos singles da banda que inaugura a agenda de concertos para 2013, Billy Talent: