“The Eternal Flame”, uma produção conjunta dos coletivos Ant Farm e T.R. Uthco, e “Ice“, do realizador Robert Kramer, foram os filmes escolhidos para a sessão de cinema no Auditório de Serralves, este domingo, às 16h00.

O primeiro filme gira em torno de uma reconstituição do assassinato de J.F. Kennedy, no ano de 1975, 12 anos após a morte do presidente americano. “Ice”, por sua vez, é “um documentário pioneiro que esbateu as fronteiras entre o formato documental e ficcional”, refere a organização. Tem a cidade de Nova Yorque como cenário e conta a história de como um grupo clandestino e revolucionário encena guerrilhas urbanas contra um estado fascista ficcionado. Jonas Mekas, realizador, classificou-o como “o trabalho mais original e significativo da narrativa cinematográfica americana dos anos 60”.

A sessão dupla integra o ciclo “O sabor do Cinema” – que dura até 09 de dezembro -, programado pela associação “Filhos de Lumière“, que integra filmes de todos os géneros, origens, épocas e durações e que, normalmente, estão fora dos trilhos do mercado audiovisual.

Poesia no metro

Programa

10h45 – Estação da Trindade: encontro dos participantes e distribuição de Poemas à porta da estação

11h00 – Palavras de Abertura sobre a iniciativa: Leitura de poemas

11h20 – Partida até à Estação da Av. Boavista/Casa Música: leitura de textos

11h45 – Estação da Casa da Música: Leitura de poemas e atuação do Coral de Letras

12h00 – Retorno à Estação da Trindade: Leitura de textos durante a viagem

12h15 – Estação da Trindade: Leitura de poemas

12h30 – Fecho da sessão

Até lá, milhares de panfletos com poemas de Manuel António Pina vão tornar mais especiais as viagens de metro. Uma das várias atividades que querem marcar o dia de aniversário do poeta e jornalista, falecido em Outubro.

Entre as 11h e as 12h30, estão programadas declamações nas estações da Trindade e da Casa da Música, assim como no percurso entre as duas estações. Na estação da Casa da Música, atuará ainda o Coral de Letras, cantando “Heroicas”, de Fernando Lopes Graça.

A iniciativa é do Museu Nacional da Imprensa (MNI) e acontece no âmbito da exposição documental “A Luz das Palavras”, inaugurada no mesmo dia às 16h, no espaço do museu.