Com a chegada do frio e da chuva, a solução foi fazer do Flea Market um mercado dentro de portas. Neste caso, dentro do Silo Auto. Os vendedores estacionaram os carros, abriram as malas e iniciaram o processo de compra, venda e/ou troca de objetos usados nos pisos cinco, seis e sete do parque automóvel. Das 14h às 19h, foram muitos os que passaram no local e elogiaram a animação, garantida por três DJ’s convidados: um para cada piso.

Ana Ferreira, de 16 anos, diz que o evento “é uma oportunidade de venda e compra a preços muito baixos, com vistas lindíssimas. As pessoas aderem cada vez mais e nota-se uma diferença enorme no volume de visitantes”, conta. Joana Lima, da organização, confirma: “desta vez tivemos uma procura enorme, mais até do que anteriormente”, garante. Mas a escolha também é muita: são 360 participantes, a maior parte com peças únicas.

Com a aproximação do Natal, a curiosidade dá lugar à necessidade e as pessoas passam a procurar artigos mais específicos. Dárida Castro, de 53 anos, diz ainda que esta é uma boa maneira de manter a troca de prendas, tendo em conta a crise. Para além disso, é uma entusiasta do formato: “Acho o mercado fantástico. Temos tanta coisa em casa que não precisamos… podem perfeitamente ser postas ao dispor dos outros a preços muito acessíveis”, afirma. Joana Lima acredita que “as pessoas começam a aceitar melhor a segunda mão”.

Flea Market tem cada vez mais pedidos para participar no mercado

O conceito do Car Boot Sale, em específico, nasceu em Barcelona e é frequente em Inglaterra. Concentra, num só local e de forma prática, vendedores e clientes que deixam de se preocupar com a questão do estacionamento. Para Ana Cancela, proprietária de uma loja, esta devia ser já “uma tradição” em Portugal. “Qualquer país rico europeu vende em segunda mão há quase cem anos e é uma tradição que Portugal não tem e que já devia ter há muito tempo. É fundamental que existam mercados de rua e portanto é uma iniciativa que promovo e fico muito contente por ocupar sítios não utilizados no Porto”, sublinha.

O Flea Market ainda não é tradição em Portugal, mas já o é na cidade do Porto. Esta edição teve mesmo uma procura maior do que o habitual: 200 pedidos de participação ficaram em lista de espera, num evento maioritariamente divulgado nas redes sociais.