Se está à procura de emprego, o Facebook criou uma aplicação a pensar em si. Os empregos oferecidos são maioritariamente para os Estados Unidos e para a América em geral, mas muitas das vagas exigem quem domine o português. São milhões de ofertas à disposição dos utilizadores da rede social Facebook.

Chama-se “Social Jobs” e foi lançada na semana passada, mas a ideia já vem de 2011. Agora, ganhou finalmente forma, fruto de uma parceria de várias entidades norte-americanas, quer públicas quer privadas.

Através da seleção de vários critérios (localização, aptidões, áreas de interesse), ou da simples introdução de uma palavra-chave, os utilizadores têm acesso a uma base de dados com vagas de emprego personalizadas para empresas como a BranchOut, DirectEmployers, Work4Labs, Jobvite ou a Monster.com. Mas não só. O JPN testou a aplicação escrevendo “Porto” como palavra-chave e isso bastou para surgirem dezenas de ofertas na cidade e no país, em português.

No dia do lançamento, a aplicação disponibilizou mais de 1,7 milhões de oportunidades de emprego, mas neste momento falta muito pouco para atingir os 2 milhões. Há quem já fale num concorrente à altura do LinkedIn.