Há quase duas décadas atrás, os canais televisivos terrestres detinham uma uma grelha de programação bem preenchida, no que toca a programas dedicados ao público infantil. Entretanto, muita coisa mudou e só a RTP2 manteve os desenhos animados, já que considera “fundamental” uma programação “feita para as crianças”.

A SIC, que desistiu da animação infantil em 2008, diz que a razão passou pela “penetração da subscrição em Portugal trazia uma nova oferta de animação exclusiva, nomeadamente através dos canais Panda, Disney Channel e Nickelodeon”, explicou David Martins, assistente de relações públicas.

Doraemon, Son Goku ou Luna são alguns dos ídolos da geração de 90

Apesar da oferta e do público que vê os desenhos animados terem mudado desde então, continuam a ser fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças, segundo Maria Júlia Valéria, coordenadora do serviço de Psicologia do Hospital de Gaia. “As crianças não são vítimas passivas da televisão. As crianças fazem uma leitura da televisão em função das suas características pessoais e em função do ambiente em que estão”, garante.

Catarina Garrido, aluna do curso de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, diz ainda que “somos da fase do Dragon Ball e das Navegantes da Lua, definitivamente marcaram a infância de muitas crianças. Acho que ainda sabemos todos as letras de cor”, conta.

Para descobrir alguns dos desenhos animados mais vistos, o JPN abordou cerca de 60 estudantes de vários cursos da Universidade do Porto, a quem foi pedido que enumerassem os três primeiros desenhos animados que lhes viessem à cabeça. Quase todas as respostas coincidiram e as escolhas recaíram sobre Doreamon, Pokémon, Navegantes da Lua, Dragon Ball e o Recreio.