A comissão política do PS gaiense aprovou na semana passada o nome de Eduardo Vítor Rodrigues para ser o candidato pelo partido. O sociólogo e atual vereador foi escolhido para liderar a candidatura que pretende pôr término ao domínio dos partidos à direita. Uma tarefa que não se adivinha nada fácil, já que os socialistas não estão no poder desde 1997 e nas últimas eleições obtiveram apenas 25,32% dos votos, contra 61,98% da coligação PSD/CDS-PP.

O PSD ainda não apresentou candidato, mas é esperado que concorra novamente em coligação com o CDS-PP. Marco António Costa (antigo vice-presidente da Câmara e atual Secretário de Estado da Segurança Social) deve ser o candidato escolhido, já que tanto Luís Filipe Menezes como Firmino Pereira já manifestaram o seu apoio e convicção ao avanço desta candidatura. Ainda assim, o próprio Firmino Pereira também já se disponibilizou para avançar com uma candidatura.

Por fim, tanto Partido Comunista (que deverá concorrer em coligação com o Partido Ecologista “Os Verdes”, enquanto CDU) como Bloco de Esquerda ainda não anunciaram qualquer candidato. Em 2009, a eurodeputada Ilda Figueiredo foi a candidata da CDU, sendo por isso expectável que alguém de similar estatuto avance em 2013. O mesmo não deve acontecer com o Bloco, já que o candidato em 2009 foi João Semedo, um dos atuais líderes do partido.

A menos de um ano das eleições autárquicas, Vila Nova de Gaia começa já a preparar-se para o abandono do cargo de Luís Filipe Menezes. O atual presidente gaiense não se pode recandidatar, e a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto já é uma certeza.