É no dia 1 de dezembro que os robôs saem à rua. O robô vigilante (RobVigil) é o rei da iniciativa e não defrauda expectativas: dotado de uma capacidade de visão de 360º, é capaz de detetar gases, incêndios, fumo, água no chão e comunicar através de tele e videoconferência – quer com outros robôs, quer com humanos. Pioneiro em todo o mundo, este robô quer reduzir os riscos humanos inerentes às tarefas de vigilância, passando a assegurar as tarefas mais perigosas, como seguir e cercar intrusos.

A Unidade de Robótica

Foi em fevereiro de 2011 que os grupos de robótica do INESC TEC e do ISEP se fundiram. A nova Unidade de Robótica, na altura com cerca de 50 colaboradores, é a maior do norte do país e tem como objetivo ganhar uma dimensão internacional, através da aposta em mercados em forte expansão.

Durante o dia, os participantes podem interagir com os robôs nos laboratórios da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, quer na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) quer no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Mas a iniciativa começa no dia 30 de novembro, com uma visita à empresa FLUPOL, especializada na aplicação de revestimentos antiaderentes, auto lubrificantes e anti corrosão, com equipamentos robotizados.

O “Roteiro da Robótica” acontece no âmbito do European Robotics Week 2012 e é promovido pela Câmara Municipal do Porto (CMP), através da Fundação Porto Social, em parceira com o INESC TEC e a FLUPOL.

É destinado ao público em geral e oferece aos participantes várias atividades relacionadas com a área da robótica, com o objetivo de sensibilizar a população para a crescente importância desta área científica e a sua aplicabilidade no quotidiano. O programa já está disponível [PDF] e as inscrições devem ser efetuadas no site da Fundação e são limitadas a 30 participantes.