O programa desportivo da Universidade do Porto (UP), para o ano letivo de 2012/2013, não podia ser mais diversificado. As sete categorias em que se encontra dividido – Cardiofitness, Atividades de Ritmo, Corpo e Mente, Aquáticas, Artes Marciais, modalidades com treino semanal e modalidades com treinos pontuais – foram criadas para agradar a todos os gostos e necessidades.

Preços das modalidades

Os preços vão de 2,30 euros (que corresponde a uma senha, ou seja, a um treino) a 100 euros (que equivale a uma anuidade). Os preços das senhas – tal como os das mensalidades, semestralidades ou anuidades – variam conforme a categoria da atividade. Para o pessoal externo à UP, os custos também são ligeiramente superiores

Desta forma, para quem quiser fazer musculação ou treino militar, a categoria “Cardiofitness” é a mais indicada. Quem gostar de bastante movimento, pode optar pelas “Atividades de Ritmo”, com zumba, aero-local, step-local, aero-combat, cycling e core training. Os adeptos da filosofia “mente sã em corpo são” têm à disposição a categoria “Corpo e Mente”, que oferece o Yoga SwáSthya e pilates.

Estudantes podem optar por modalidades semanais ou por treinos pontuais

Para os “mergulhadores”, o mais indicado é as “Aquáticas”, que se subdividem em natação, natação avançada, natação adaptada, natação kids e hidroginástica deep-water. Os fãs de ação podem encontrar o aikido, o judo e o kung fu em “Artes Marciais”. Para quem quiser praticar “modalidades com treino semanal”, tem ao dispor andebol, badmínton, basquetebol, escalada, futebol, ténis, tiro com arco e voleibol. Quem preferir “modalidades com treinos pontuais”, pode optar pelo atletismo, bodyboard, hóquei em patins, esgrima, karaté, rugby 7, taekwondo e ténis de mesa.

Nova Atividade

Esta semana abriu ainda uma nova atividade no “Programa Fitness”: a Ginástica de Manutenção. Realiza-se todas as 2.ª e 6.ª feiras no pavilhão Luís Falcão e consiste no trabalho de diferentes capacidades motoras como a força, velocidade, resistência (geral e local), flexibilidade, equilíbrio, capacidade de reação, entre outras.

Todas as atividades praticadas ao ar livre, mais aquelas que se inserem no Cardiofitness, em Rítmicas, Corpo e Mente e Artes Marciais, decorrem na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). No Pavilhão Luís Falcão realizam-se todas as atividades de indoor e também zumba. No Instituto Politécnico do Porto (IPP) apenas terá lugar o ténis.

Neste momento, ainda não existe informação sobre o número concreto de alunos que praticam estas atividades. Contudo, os últimos dados disponíveis indicam que, ano passado, cerca de 1900 estudantes aderiram às práticas desportivas. No ano letivo de 2011/2012, a UP representava 38 modalidades nos Campeonatos Nacionais Universitários, sendo a primeira classificada no ranking nacional de medalhas, com 57 de ouro, 44 de prata e 39 de bronze.