Marta Canas, engenheira de gestão industrial e Cristina Pereira, designer de comunicação, são ambas do Porto. Cruzaram-se na Universidade de Aveiro mas ficaram realmente a conhecer-se nas viagens entre cá e lá. Partilharam ideias, projetos e sonhos, assim como a vontade comum de trabalharem com produtos portugueses. A ideia passou a um plano de negócio que as levou à estrada para procurarem o que melhor se faz em Portugal, com um toque de modernidade.

Durante o trabalho de campo, a pesquisa levou-as a designers, produtores, fabricantes, criadores e artistas que, emergentes ou já estabelecidos, se mostraram interessados em divulgar a sua marca. Perceberam assim que a “matéria portuguesa” tinha potencial e criaram a empresa Lusa Mater, um portal de comércio eletrónico com o único objetivo de divulgar a produção nacional, oferecendo uma seleção diárias e cuidada dos melhores produtos.

O Portugal de ontem e o Portugal de amanhã

Os preços, dizem elas, são sempre “especiais” e as campanhas nunca duram muito tempo – entre quatro a oito dias -, por isso há que ir espreitando. Já os produtos vão desde as criações de novos designers (joalharia, ilustração, fotografia, mobiliário…) aos mais tradicionais (cerâmicas, têxteis, cutelarias, brinquedos tradicionais…). É, basicamente, “apresentar o Portugal de ontem e o Portugal de amanhã, criar esta transversalidade”, conta Cristina.

O site está online desde o dia 20 de novembro e Cristina garante que está a “correr muito bem”. Até à semana passada, já contavam com cerca de oito mil visitas. “As pessoas escrevem-nos, querem ajudar-nos a melhorar…e isso tem sido uma surpresa”, conta Marta, que acredita piamente que este modelo pode ser “efetivamente sustentável”, já que “toda a gente ganha”.

As novas empresárias dizem ainda que, tendo em conta a conjuntura atual, não têm “a menor dúvida de que a solução passa pela valorização do que é genuinamente nosso – e que, ao ser nosso, nos distingue do resto do Mundo”. Por isso mesmo, este não é só um negócio para deixar ficar cá dentro: a Lusa Mater também entrega os produtos em toda a União Europeia, Noruega e Suíça. Já para os novos criadores ou potenciais parceiros, a Marta e a Cristina dizem estar abertas a propostas. Como elas próprias dizem: só não vendem saudade.