A loja filatélica mais antiga de Portugal existe no mesmo espaço, na Rua de Cedofeita, desde 1910. Isaura Pereira mantém esta casa sozinha porque, apesar das dificuldades, ainda é um negócio de família e os selos são, sobretudo, uma paixão.

Na rua Mártires da Liberdade, António Marinho abriu a PortoToys há seis meses. Uma loja de antiguidades que faz de montra ao verdadeiro negócio que mantém no ebay. Livros, cromos, brinquedos, cartazes e jornais atraem especialmente turistas e colecionadores a este espaço, que não excede os 6 metros quadrados.

A Hippie Plaza, na Praça Carlos Alberto, era o espaço que as duas proprietárias sempre quiseram. Desempregadas, procuraram um cantinho para dar a volta à crise e recuperar a fonte de rendimento. O Facebook é uma grande ajuda para promover a loja e estabelecer uma relação próxima com os clientes, mas a bicicleta vermelha à porta é o verdadeiro cartão de visita.

Maison des Fleurs é um verdadeiro espaço verde, na Praça Filipa de Lencastre, onde os 5 metros quadrados quase não chegam para todas as flores. O negócio estende-se até à rua onde as estantes com arranjos florais despertam a curiosidade de quem passa por ali. Para Luciano Ramos, um dos proprietários, o espaço pequeno dá mais visibilidade às flores e nunca foi um obstáculo para o negócio.

Em comum, têm a baixa renda que contraria a crise e lhes mantém as portas abertas. Apesar de caberem na despensa, estes negócios continuam a acolher quem se vai atrevendo a entrar nas pequenas lojas.