Rúben Alves, aluno do último ano da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), foi eleito ontem e toma posse amanhã como sucessor de Luís Rebelo na presidência da Federação Académica do Porto. O candidato, que concorria sozinho, arrecadou 13 votos a favor, das 16 associações estudantis que tiveram direito a voto.

A bandeira do mandato de Rúben é luta pela ação social.O estudante condena o facto dos alunos serem obrigados a recorrer a empréstimos para prosseguir a carreira académica e diz que nenhum aluno deve “ter de pedir créditos para substituir a ajuda social” que “é insuficiente”, assim como “nenhum aluno deve desistir dos estudos por não ter dinheiro”. Para contrariar a tendência, propõe o “acompanhamento personalizado de cada aluno que abandona os estudos”, para tentar resolver o problema.

O novo dirigente estudantil diz, desde logo, que “2013 é um ano extremamente desafiante”, já que “o contexto social e económico em que vivemos coloca obstáculos à actividade da Federação e exige dela mais do que num contexto tradicional”.

“Nunca foi tão importante” batalhar contra o aumento das propinas

Nas linhas estratégicas do programa de ação, toma como prioridade a “representação estudantil responsável, fundamentada e consequente”, deseja a “construção da Academia como comunidade solidária” e pretende proporcionar uma “oferta de actividades aos estudantes centrada neles e respondendo às suas reais necessidades”. Mas o jovem vai mais longe e propõe mesmo a reorganização interna da federação e a sua sustentabilidade – a médio e longo prazo -, adaptando-a “à nova realidade do ensino superior e estudantil”.

As propinas é outro dos temas em cima da mesa e, como diz o estudante, “nunca foi tão importante” batalhar contra o aumento, já que são mais de 23 mil os alunos com propinas em atraso por todo o país. O objetivo de Rúben é manter o valor atual de 999 euros para a Universidade e 950 para os Institutos e Politécnicos. Acredita ainda na sensibilidade das instituições” que “devem resolver a situação com os alunos, sem meter o Fisco”, acrescenta.

Rúben Alves, que será o primeiro presidente da FAP mais jovem que a própria instituição, tomará posse do cargo na quinta-feira, pelas 17h, no Palácio da Bolsa.