Há demasiado tempo que as marionetas esperam por um espaço só delas, no qual se possam mostrar ao público.

No edifício, as placas já reconhecem o Museu de Marionetas do Porto, junto à companhia de teatro, mas o segundo andar é o único habitável. Os apoios tardaram e as obras prolongaram-se para além do expectável. Está “em instalação”, mas vai deixar de estar dentro em breve.

No próximo dia 15 de dezembro o museu vai abrir portas até ao fim de janeiro, com um programa intitulado, precisamente, “Museu em Instalação”. Durante o mês de dezembro, estará aberto dos dias 15 a 23 das 10h às 18h. No mesmo dia, haverá uma oficina de leitura no Palácio das Artes.

Uma semana antes, por volta de dia 10, quem espreitar as montras da Rua das Flores vai encontrar novos amigos de pau. As marionetas do espetáculo Joanica Puff integram num projeto de Design de Montras no Comércio Tradicional, integrado no projeto de Animação do Espaço Público.

A inauguração oficial do Museu das Marionetas do Porto está marcada para o dia 3 de fevereiro de 2013, como confirmam em comunicado. No museu vão estar expostas 600 das mais de 1200 peças que a companhia reuniu em mais de duas décadas de história.