“Hey, hey, hey!! Stop, little girl! Little girl, stop! I need to borrow your…hoverboard?!”. Quem não se lembra da cara de espanto de Michael J. Fox quando, no filme “Regresso ao Futuro II”, a sua personagem – Marty McFly – se apercebe que aquilo que acaba de pedir emprestado a uma menina, para fugir aos “maus da fita”, é uma prancha voadora cor-de-rosa? (ver vídeo em baixo).

Muito provavelmente, todos os que não viram o filme de 1989. Mas os que são fãs de ficção científica, certamente lembram-se, e sempre quiseram ter o mesmo adereço. Pois bem, a Mattel, um dos maiores fabricantes de brinquedos do mundo, teve isso em consideração e criou a réplica mais aproximada da “hoverboard” utilizada por McFly no grande ecrã.

Na verdade, também no filme a prancha tem o “sticker” da Mattel, o que acabou por facilitar o processo. Para que fosse a “hoverboard” mais fiel possível, o produto foi desenvolvido em parceria com o supervisor e o especialista de efeitos especiais do filme original, Michael Lantieri e Mary Anne Lantieri, respetivamente, e com o co-produtor e co-escritor da trilogia, Bob Gale.

Nike MAG 2011

O ano passado, a Nike lançou as MAG 2011, as sapatilhas que Michael J. Fox calça em “Regresso ao Futuro II” e que, inclusive, usa em cima da “hoverboard”. Agora, é possível ter o “set” completo. É caso para dizer que só falta mesmo conseguir viajar no tempo

Desta forma, foram incluídos, na prancha, todos os sons característicos que se ouviam sempre que Marty McFly a utilizava. Escusado será dizer que não é possível andar em cima da prancha e flutuar (Michael J. Fox fazia-o, mas preso por fios e gruas), ainda que a Mattel brinque, ao dizer, na descrição do produto, que em 2015 – ano em que se passa o filme – isso poderá acontecer.

Até lá, o que esta “hoverboard” consegue fazer é “deslizar suavemente” em quase todas as superfícies planas – “não funciona na água”, avisa a Mattel, para que ninguém caia no mesmo erro de McFly. A “Back to the Future Hoverboard” ainda está disponível para encomenda no site MattyCollector, por 130 dólares (cerca de 100 euros), a que acresce sempre a taxa de exportação.