Assim que entramos no escritório do Claan, no Porto, somos recebidos por um dos elementos da equipa, que imediatamente nos lambe as mãos e a cara. Bizarro? Não. Estamos a falar de Vincent…van Dog, o cão que faz parte da equipa criativa do Claan – trabalha no departamento de “mood management” (gestão de estados de espírito), como se pode ler no site do estúdio português.

Talvez por Vincent ser tão competente naquilo que faz, bom-humor foi o que não faltou na execução do projeto mais ambicioso desta startup que nasceu em 2008: criar a primeira aplicação para iPad do site de arquitetura mais visitado da Internet: o ArchDaily.

Poderia parecer um projeto intimidante para os fundadores do Claan (lê-se “clã”) – Andreas Eberharter e Clara Vieira -, mas logo que começaram a desenvolver a aplicação e a manter reuniões, por Skype, com os criadores da plataforma chilena de arquitetura – David Assael e David Basulto – perceberam que não era caso para se preocuparem.

“Foi super-descomplicado! Depois eles fazem muitas festas, lá na piscina… Nós ainda participamos em algumas, mas apenas por Skype”, graceja Clara Vieira. Andreas Eberharter conta que o espaço onde fica a sede do ArchDaily, em Santiago, no Chile, “é muito interessante, com uma casa enorme, piscina e jardim, em que trabalha muita gente ao mesmo tempo”. Na verdade, a informalidade demonstrada pelo ArchDaily durante o trabalho, fez com que o projeto que foi confiado ao Claan decorresse de uma forma muito “smooth”, adjetiva Clara Vieira.

“Edifício do Ano”

O prémio “Building Of The Year” existe desde 2009 e visa distinguir os edifícios que, na opinião dos leitores do ArchDaily, foram as melhores conceções de cada ano, em 14 categorias diferentes. Em 2011, Portugal teve três projetos de arquitetura premiados: a Capela Árvore da Vida, em Braga, a MIMA House, em Viana do Castelo, e a sede da Associação Fraunhofer, no Porto

“ArchDaily Building Of The Year”

Mas como é que a criação da primeira aplicação para iPad, do site de arquitetura mais visitado da Internet, foi parar às mãos de um estúdio português? “A porta abriu-se no ‘Startup Chile‘, em que participámos, em 2011, e onde conhecemos os dois fundadores do ArchDaily”, revela Andreas. Apresentaram, “aos dois David’s”, os protótipos dos projetos que o Claan tinha na altura, eles gostaram, e avançou-se para uma parceria.

O resto materializa-se naquilo que, desde sexta-feira, está no iTunes, disponível para iPad, iPad 2 e iPad mini, de forma gratuita: a aplicação “ArchDaily Building Of The Year”. Trata-se de uma aplicação sobre o prémio com o mesmo nome, atribuído desde 2009, pelo ArchDaily. É, atualmente, o prémio de arquitetura mais importante no universo online.

Com a aplicação, é possível conhecer os “bastidores” de tudo o que aconteceu na última edição do mesmo, através de vários elementos: fotogalerias das obras de cada vencedor, já com a “visualização de retina” disponível; esboços detalhados de cada projeto; entrevistas e perfis dos vencedores.

“Durante o fim-de-semana, a aplicação foi baixada mais de 1500 vezes e já está no topo da categoria ‘Lifestyle'”, refere Andreas Eberharter. “Também tivemos feedback do ‘Startup Chile’, que ficou muito feliz com a adesão”, conta Clara Vieira. O próximo passo poderá ser o desenvovlimento da aplicação para iPhone.