Esta quinta-feira, o governo aprovou, em Conselho de Ministros, a classificação de sete locais do país como monumentos nacionais. O Parque de Serralves, no Porto, foi um dos distinguidos.

A Fundação de Serralves já reagiu, em comunicado, referindo que “não foi apenas a Casa de Serralves, ou o Museu de Serralves, que foram objeto deste parecer positivo, mas sim todo o conjunto edificado da Fundação de Serralves e a sua envolvente, ou seja, o Parque de Serralves como um todo”.

Desta forma, a distinção de toda a zona que compreende o local – também conhecida como Casal de Santa Maria ou Quinta do Riba de Ave – significa, para a fundação, “o reconhecimento da relevância e singularidade do seu património, tanto arquitetónico como de arte dos jardins”. “Foi um processo em que a Fundação se empenhou muito durante os últimos anos e esta decisão é um marco importante na história de Serralves”, refere o comunicado.

Na região norte, além do Parque de Serralves, também foram distinguidas as Termas Medicinais Romanas de Chaves, no distrito de Vila Real.