“Todas as reformas que estamos a implementar são para aprofundar as sinergias na gestão das 2 empresas [Metro do Porto e Sociedade de Transportes Colectivos do Porto] e não temos nenhuma intenção de fazer ajustamentos extraordinários de tarifa”, garantiu o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, no âmbito das comemorações dos 10 anos do Metro do Porto.

O governante destaca ainda o facto da tarifa passar a “ser ajustada à inflação, a partir de agora de forma automática, sem interferência governamental”. Já quanto à fusão da Metro do Porto e da STCP, que tem como principal objectivo a racionalização de custos, Sérgio Monteiro diz que o processo de análise está em curso. Depois, o Governo pretende concessionar os serviços da STCP aos privados.

“É preferível este esforço, e até algum desgaste, no sentido de aprofundarmos as poupanças para os nossos contribuintes antes de pedir à iniciativa privada que tome conta dos problemas por nós”, diz. O secretário de Estado não especificou ainda em que termos pretende entregar o serviço da STCP a privados, mas diz que será garantida a qualidade do serviço prestado à população.