Ainda antes da entrega dos prémios, o último painel do congresso teve como tema “Redes Sociais e Modelos de Negócio”. Inês Amaral falou de sociabilidade e das novas dinâmicas nas redes sociais como o Twitter ou o Facebook. Luiza de Oliveira Pinheiro deixou no ar a questão de os jornalistas profissionais verem ameaçado o seu trabalho com a chegada de ‘jornalistas de massas’ que, em vez de notícias, produzem o ‘Gossip na rede’.
Nuno Moutinho, por sua vez, apresentou um estudo relativo ao Crowdfunding para percebermos de que forma uma ideia consegue obter financiamento. A fechar, Elvira García de Torres trouxe uma análise ao caso #ArdeValencia que expôs a rápida difusão de informação que o Twitter proporciona.
Na sua 5.ª edição, os prémios de jornalismo online elegeram vencedores para seis categorias de um total de 77 trabalhos que impressionaram os jurados estrangeiros pela sua qualidade.
Jornalismo Participativo encerra o Congresso
Na conferência de encerramento, foi recebida a Professora Jane Singer da Universidade de Iowa dos Estados Unidos. Falou de um novo jornalismo onde a maioria das notícias passou a ter uma presença social mais ativa e onde os papéis de produtores e consumidores convergem. Abordou ainda a temática do Jornalismo Participativo, no qual os meios tradicionais já não controlam o espaço da produção de informação – o espaço é partilhado por todos os participantes.
No final desta edição do III Congresso Internacional de Ciberjornalismo, o balanço foi positivo. Fernando Zamith, coordenador da Comissão Organizadora do Congresso, agradeceu a presença de todos, anunciando uma próxima para 2015.