Quem pratica desporto com amigos pode ter um problema na formação do “plantel”: às vezes falta um jogador e nem sempre é fácil encontrar um substituto.

“As pessoas da nossa rede de contactos podem gostar de praticar os nossos desportos favoritos, sem que nós o saibamos. Será que faz sentido não arranjar jogadores suficientes para marcar um jogo?”, questiona Joaquim Valente, CEO da Playnify.

Esta é uma rede social que pretende responder a esse problema, ao permitir que os utilizadores criem um perfil, com informação sobre os seus desportos preferidos, bem como que marquem jogos com outros aficionados dessas modalidades.

Uma das ideias-chave está na integração máxima com o Facebook. Segundo Joaquim Valente, “as pessoas não têm mais tempo para mais uma rede social”, pelo que é possível entrar no Playnify fazendo login através daquela rede. É possível ainda personalizar as notificações a receber no Facebook como a ocorrência de jogos em locais específicos ou com pessoas da rede de contactos. Para os mais competitivos, é possível atualizar e divulgar os resultados dos jogos.

“Os utilizadores podem personalizar os parâmetros das notificações. Por exemplo, podem programar a aplicação de forma a receberem informação sobre todos os jogos de futebol de 5, ocorridos no Porto, com, no mínimo, uma pessoa da sua rede de contactos”, exemplifica o responsável. Existe, também, a possibilidade de criar perfis de equipas, para que grupos de utilizadores marquem jogos entre si.

Comunidade Playnify

Segundo Joaquim Valente, há uma aposta na comunidade e no “crowdsourcing”: os jogadores poderão criar um registo dos recintos e poderão recomendar os locais preferidos. A aplicação, que é totalmente gratuita e “sempre será”, ordenará os recintos por relevância, com base na aprovação dos desportistas registados na rede.

Mas esta ideia não está só orientada para os “craques” dos jogos entre amigos. Os proprietários dos recintos desportivos poderão saber quem joga nas suas instalações com antecedência, o que poderá, segundo o CEO da Playnify, facilitar a divulgação de promoções ou de outras informações relativas aos espaços.

Nos dias de hoje, faria sentido um mundo sem o Facebook ou o LinkedIn? Joaquim Valente considera que não. Tal como acredita que, no futuro, os desportistas não irão passar sem o Playnify. E o objectivo do empresário é claro: “Esta rede não é para Portugal, é para o mundo”.