O presidente da Câmara do Porto (CMP), Rui Rio, disse, esta terça-feira, aos jornalistas presentes no final da reunião do executivo, que em 2013, ainda durante o seu mandato, vai ser demolida mais uma torre do Bairro do Aleixo, em Lordelo do Ouro.

“Pelo menos uma torre tenho condições de demolir em 2013, senão duas”, admitiu o autarca. Depois de, há um ano, ter sido derrubada a torre 5 do Aleixo, a demolição total do bairro parece cada vez mais possível. “É este o rumo que tem de tomar”, disse Rui Rio, sublinhando ainda aquilo que, na sua opinião, é o mais importante: “A questão que fica é o que lá é construído”.

Apesar desta perspetiva, Rio esclareceu que esse assunto “já não é” da sua responsabilidade, mas sim de quem for eleito nas autárquicas do próximo ano. No entanto, o alojamento dos moradores que ocupavam o Bairro do Aleixo continua a ser da competência do atual presidente da CMP, que diz que “o processo está a andar a um ritmo normal, tendo em conta o constrangimento a meio do processo, que foi também fruto da crise do imobiliário”.

Ainda assim, Rui Rio referiu que, “a qualquer momento, as primeiras casas podem começar a ser construídas”.