Entre as atividades previstas para as comemorações dos 250 anos dos Clérigos, em 2013, está previsto o lançamento de uma edição especial de bombons comemorativos.

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) aceitou a proposta da Irmandade dos Clérigos e associou-se ao programa, ficando responsável pela criação das embalagens. Um grupo de 23 estudantes demoraram cerca de um mês e meio para dar vida às seis caixinhas que vão guardar os doces.

Rui Mendonça foi o professor responsável pelo projeto e diz que esta experiência permite que os alunos tomem “consciência da realidade de produção que encontrarão no mundo profissional”.

A Torre dos Clérigos em chocolate

Já os bombons propriamente ditos vão ser confecionados na Confeitaria Arcádia, com um recheio especial, e lançados no fim-de-semana de Reis. Mas as atividades “mais doces” não se ficam por aqui. Será ainda construída uma réplica em chocolate da Torre dos Clérigos, com mais de três metros de altura e 14 toneladas, que vai depois ser erguida por uma equipa de alunos de uma escola de hotelaria, sob coordenação do chef Hélio Loureiro.

A torre de chocolate está prevista para novembro de 2013, mas não deverá durar muito tempo, se depender do chef: “Espero que, no fim, a torre seja derretida e servida em forma de chocolate quente aos cidadãos do Porto”, disse. Hélio Loureiro e a equipa de nove pessoas que o acompanha calculam precisar de cerca de 700 horas de trabalho.

A escolha da matéria-prima da torre também não foi aleatória. “Era preciso um alimento que estivesse em harmonia com o vinho do Porto”, explicou o chef. Nada melhor que chocolate.