O melhor no tratamento à diabetes, doença coronária, doença pulmonar e obstrutiva crónica. Segundo a Escola Nacional de Saúde Pública, são estas as principais valias do Centro Hospitalar de S. João, que lhe permitem, pelo terceiro ano consecutivo, ocupar o primeiro lugar dos melhores hospitais públicos em Portugal Continental.

O estudo anual – realizado desde 2005, mas que ainda assim não é reconhecido pelo bastonário da Ordem dos Médicos – tem como objetivo avaliar o desempenho dos hospitais públicos em duas vertentes: internamento hospitalar e efetividade/qualidade dos cuidados prestados.

Ranking de hospitais públicos

1.º Centro Hospitalar de S. João
2.º Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
3.º Centro Hospitalar de Lisboa Norte
4.º Centro Hospitalar Universidade de Coimbra
5.º Centro Hospitalar de Leiria-Pombal
6.º Centro Hospitalar de Lisboa Central
7.º ULS de Matosinhos
8.º Centro Hospitalar da Cova da Beira
9.º Hospital Curry Cabral
10.º Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

Além da distinção nas áreas já referidas, o Centro Hospitalar de S. João é ainda designado como líder na intervenção em sete grupos de doenças: cardíacas e vasculares; digestivas; endócrinas e metabólicas; infeciosas; pediátricas; da pele e tecido celular subcutâneo; do sangue e dos órgãos linfáticos e hematopoiéticos.

O segundo lugar do ranking da Escola Nacional de Saúde Pública é ocupado pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que se destaca no tratamento do cancro do pulmão, do cólon e do reto, insuficiência cardíaca e transplantes.

O pódio fica completo com o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, pelo trabalho desenvolvido pelos hospitais de Santa Maria e Pulido Valente.