É novidade em Portugal mas já existe há dois anos na Holanda. “De Vegetarisch Slager” foi desenvolvido por Jaap Kortweg, agricultor biológico, Mark Westmaas e dois professores, Rob Van Haren e Niko Kofferman. Os produtos vendidos têm a mesma aparência e sabor da carne mas a diferença está na composição: são feitos à base de soja e tremoço orgânico.

Em Portugal, chama-se “Talho Vegetariano” e a ideia é promover um estilo de vida mais saudável, contribuindo para a sustentabilidade e defesa do bem-estar dos animais. A iniciativa surgiu há 4 meses e veio alargar a oferta de alimentos e refeições vegetarianas no país.

Vegetarianismo em Portugal

A procura por uma alimentação mais saudável e equilibrada está a fazer aumentar o número de vegetarianos em Portugal. Um estudo da Nielson, líder mundial em estudos de mercado, revelou que, em 2008, existiam cerca de 30 mil vegetarianos em Portugal. A alimentação à base de produtos não-animais deixou de ser característica de “uma elite ou uma minoria” e é agora “uma afirmação social”. Mas apesar da grande variedade de produtos disponíveis, a dieta deve ser equilibrada para o corpo ingerir os nutrientes necessários ao organismo.

Os produtos são importados e, atualmente, o Talho Vegetariano é embaixador da marca holandesa. O nome gera controvérsia mas é propositado, explica Ivone Mesquita, responsável pela iniciativa: “O grupo de pessoas que desenvolveu este conceito e produtos quer captar o público não vegetariano”, uma vez que “a ideia base é a de reduzir o consumo de carne e peixe com base no aumento da sustentabilidade do nosso planeta”.

O “frango” e a “carne” moída são dois dos produtos mais procurados. Além de económicos e rápidos, a principal vantagem passa pela possibilidade de se cozinhar pratos tradicionais “sem contribuir para o sofrimento dos animais”. Ao contrário do que era de esperar, os alimentos têm sido bem aceites, até pelos mais novos.

No site da iniciativa, estão disponíveis várias dicas que os clientes podem experimentar com os produtos que compram. Os mais criativos podem até criar as próprias receitas e partilhar na página online do Talho Vegetariano.

O projeto já chegou ao Porto e já conta com dois pontos de vendas dos produtos. Mas, em breve, estarão disponíveis nas grandes superfícies comerciais.