Nuno Camarneiro tem 35 anos e é professor do curso de Restauro na Universidade Portucalense do Porto. Desde esta semana, é também o vencedor do Prémio Leya 2012, um dos galardões literários de língua portuguesa mais importantes.

O júri, presidido por Manuel Alegre, escolheu, por maioria, o romance “Debaixo de Algum Céu”, como a melhor obra daquelas que concorreram ao prémio de 100 mil euros de uma das maiores editoras portuguesas.

Depois desta distinção, a Leya vai publicar, em março, o romance de Nuno Camarneiro, que foi descrito pelo júri como o “retrato de uma microsociedade unida pelo espaço em que vivem os personagens”. A história passa-se dentro de um prédio, num período de tempo entre um Natal e um fim de ano, em que os destinos dos inquilinos cruzam-se por obra do acaso.

Nuno Camarneiro já tinha um livro publicado pela editora em questão – “No Meu Peito Não Cabem Pássaros” -, mas o júri deste prémio (que só fica a conhecer os autores concorrentes depois de escolher a obra vencedora) exaltou a escrita de Camarneiro, que “é precisa e flui sem ceder à facilidade, mas reflectindo a consciência de um jogo entre o desejo de chegar ao seu destinatário, o leitor, e um recurso mínimo a artifícios retóricos em que só uma sensibilidade poética eleva e salva a banalidade e os limites do quotidiano”.