Nicole Wrightman e Alex Craig – membros da Sociedade de Matemática na Universidade de Sheffield – descobriram uma equação matemática que resolve os problemas na decoração de uma árvore de Natal.

Em parceria com a rede de lojas Debenhams, os alunos aceitaram o desafio de criar essa fórmula. Segundo o site da Universidade, Nicole disse que “as fórmulas demoraram cerca de duas horas a serem feitas”.

O site da Universidade de Sheffield, apresenta o projeto e também uma espécie de uma calculadora que, a partir da inserção do tamanho da árvore, rapidamente apresenta os valores necessários para a decoração. Através do tamanho da árvore, em centímetros, os cálculos demonstram quantas bolas são precisas, e os centímetros da estrela, da fita e das luzes de Natal.

Esta fórmula tem sido utilizada nas lojas da Debenhams, de forma a que os clientes escolham todos os itens necessários para a decoração da sua árvore, de acordo com os cálculos. Nicole Wrightman afirma também no site: “Esperemos que as fórmulas tornem uma preparação mais fácil para o Natal”.

O site do projeto tem, também, curiosidades sobre cálculos feitos na maior árvore do mundo e na árvore que está em Trafalgar Square, em Londres. Além disso, dispõe informações sobre as lojas e a Universidade.