Mateo Giacosa vem de Itália e toca violino. No dia das audições deu o seu melhor e conseguiu um lugar numa Orquestra, desejada por mais de 300 músicos. Agora que faz parte da família, conta que a Orquestra tem “uma forma muito própria”: “Cada músico que chega tem a sua força e juntos sabemos adaptarmo-nos a ela”, explica.

Os jovens músicos podem hoje contar com um currículo recheado de atuações com nomes sonantes na música erudita, como Elisabete Matos, Sofia Escobar ou José Carreras. Como recordação ficou ainda o concerto com os Expensive Soul. “Foi um dos melhores concertos. Demo-nos logo bem com os Expensive e como somos uma orquestra jovem adaptámo-nos muito facilmente à música pop”, recorda.

“Esta é a vida perfeita para um músico”

Há um ano em Guimarães, o violinista conta ainda como os vimaranenses fizeram desta uma experiência ainda mais agradável: “Não sei explicar bem isto, mas acho que Guimarães me adotou. E adotou a Orquestra. Nos bares, nos restaurantes, todos os que sabem que faço parte da Orquestra perguntam-me como está correr e se vai continuar”, conta.

Guimarães 2012 está a terminar e, até hoje, ainda não se sabe se a Orquestra se manterá por mais tempo. Para 2013, o futuro dos músicos ainda não está definido. Mateo, continua a alimentar o sonho de que a orquestra continua. Porém, para o músico já tudo valeu a pena: “Em Guimarães, nasceu outra vez o meu amor pela vida. Não tinha acabado, mas em Guimarães amplificou-se. E sim, o meu amor pela música também nasceu outra vez”, remata.