Um Coche é o nome deste projeto dedicado à boleia de automóvel em onze cidades de Portugal, lançado em “crowdfunding”, por João Figueiredo, David Pires, Francisco Cruz e Bernardo Simões.

Cada um tem uma função: João criou o grupo no Facebook, David Pires e Francisco Cruz tratam da parte criativa e do design e Bernardo Simões é o programador. Mas o que é isto?

Francisco enumera as vantagens desta iniciativa a vários níveis. “Poupam muito dinheiro (uma viagem Porto-Lisboa custa, em média, 14 euros), partilham uma experiência, conhecem amigos, futura namorada, fazem contactos profissionais, poupam tempo e contribuem para a redução da nossa pegada ambiental. Através do nosso serviço a segurança vai ser uma vantagem, esperem para ver”.

Francisco afirma que, “em dois anos, poupámos cerca de 1 milhão de euros”. Por isso, e com uma adesão excelente no grupo do Facebook – mais de 7 mil membros – decidiram “alastrar a mais gente, a poupança brutal que estávamos a proporcionar aos utilizadores”.

O objectivo de Um Coche é “criar um serviço que beneficie as pessoas através da ligação entre condutores e passageiros e que seja uma resposta real a um problema real – a falta de dinheiro e consequente dificuldade de mobilidade”. A intenção é também “reduzir substancialmente o trânsito na A5, em Lisboa, e na VCI, no Porto, e em outros grandes trajetos do país” , assume Francisco, que elege os estudantes como público-alvo.

Plataforma em Fevereiro

“A ideia de uma plataforma maior, mais organizada, estruturada e segura é para responder precisamente a uma necessidade dos utilizadores do grupo, que crescem a 30 pedidos de adesão diários”, declara Francisco, que admite que a equipa espera ter “muito mais adesão” do que a que teve no Facebook.

No site de financiamento coletivo, o PPL, e a um dia do final do “crowdfunding”, o projeto já atingiu cerca de 1400 euros – através de quase 60 apoiantes. O objetivo final é o de atingir os 1500 euros. O dinheiro vai servir exclusivamente para a construção da plataforma online do projeto, que será lançada em Fevereiro de 2013.

De acordo com Francisco Cruz, um dos designers do Um Coche, “a oportunidade surgiu do sucesso gerado no grupo do Facebook, que nos mostrou a necessidade que as pessoas têm de poupar dinheiro, nomeadamente no que diz respeito à sua mobilidade”. Aperceberam-se da pouca eficácia do grupo quando atingiram “o número de 7 mil utilizadores que ativamente realizavam pedidos e ofertas de boleia à velocidade de 1500 ‘posts’ por mês”.

De tantas viagens e experiências partilhadas entre os vários utilizadores deste tipo de boleias, Francisco destaca a mais caricata que passou: “Uma vez vinha para Lisboa com um rapaz e com uma rapariga no carro, demo-nos tão bem que afinal fomos para Setúbal comer choco frito”.