Além de um ginásio “low cost” para o Porto e de uma escola de râguebi para o Bairro do Aleixo, em Lordelo do Ouro, o Espaço T, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que procura integrar socialmente, através da arte, pessoas com problemas mentais, físicos ou sociais, prevê também, em 2013, abrir, na cidade, centros de informática, formação e empreendedorismo social.

Todos estes empreendimentos contam com o apoio da Câmara do Porto e serão financiados pelo Estado. Segundo Jorge Oliveira, o fundador do Espaço T, o objetivo passa por “dar formação às pessoas com dificuldades de aprendizagem”.

Em específico, para a Rua do Sol, no Porto, estão destinados o ginásio “low cost”, que pode vir a ser gratuito ou com um custo de 5 euros por inscrição, um centro de formação e um centro de empreendedorismo social. Para o Bairro do Aleixo, vão a escola de râguebi, um centro de informática e um centro de competências.

Na passada quinta-feira, na Rua do Vilar, no Porto, o Espaço T também inaugurou a “Loja da Felicidade”, que, nas palavras de Jorge Oliveira, pretende “vender a preços baratos produtos de qualidade”. Chocolates e produtos gourmet são alguns dos artigos disponíveis.