Desde o início de 2012 que o Ministério das Finanças e da Economia e do Emprego tinha anunciado que iriam ser “descontinuadas, em 1 de janeiro de 2013, as assinaturas vigentes e demais títulos monomodais da STCP, à exceção da tarifa de bordo, universalizando deste modo a utilização do sistema intermodal Andante”.

Há um mês atrás, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) referia que, apesar de os seus cartões deixarem de servir para viajar, prolongava, até 31 de janeiro, a possibilidade de os passageiros gastarem todas as viagens acumuladas.

No entanto, a medida governamental que eliminaria todos os títulos da transportadora, em favor da utilização do Andante, sofreu, agora, um retrocesso. Um despacho publicado em “Diário da República” anuncia que, para já, há um título que não vai ser extinto: o passe de rede geral.

Preço dos transportes

A partir de janeiro, o custo das viagens nos transportes públicos vai subir, em média, 0,9%. Estes passam a ser os preços dos títulos com alteração de valor:

-Títulos ocasionais Z2 – 1,20 euros
-Assinatura mensal Z2 – 30,10 euros
-Assinatura monomodal STCP – 35,10 euros
-Passe de rede geral STCP – 46,80 euros

“Na Área Metropolitana do Porto [AMP] não foi ainda possível obter o compromisso de todos os operadores para a migração dos respetivos tarifários para o sistema Andante, o que pode criar uma situação de desvantagem relativa para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto – STCP, S.A. – em caso da migração dos títulos da ‘Rede Geral’ para o sistema Andante”, pode ler-se no despacho [PDF].

Por conseguinte, conclui-se que, quando todas as empresas transportadoras da AMP adotarem o Andante como único título de viagem, também os passes de rede geral da STCP vão ser extintos. Porém, no que diz respeito aos outros cartões da STCP, exceto o agente único (adquirível a bordo), a sua extinção mantém-se, a partir de 1 de fevereiro.