O 14.º PortoCartoon ainda está fresco na memória e o vencedor do prémio que resta atribuir da edição de 2012 – “Prémio do público” – ainda não é conhecido, mas o Museu Nacional da Imprensa já abriu as candidaturas para a 15.ª edição do PortoCartoon.

O tema, desta vez, intitula-se “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, porque, segundo a organização, “o velho mundo está em crise e os chamados ‘países emergentes’ escondem muita miséria e falta de liberdade real. Apesar de alguns aparentes ‘oásis’, o individualismo aumenta e, por tudo isso, vale a pena empunhar, de novo e sempre, os ideais que mudaram o mundo em 1789”.

Além disso, “o humor é a melhor linguagem para desfraldar a bandeira dos ideais da democracia”, pode ler-se no regulamento [PDF] do 15.º PortoCartoon. Este documento refere, ainda, que, à margem dos trabalhos dedicados ao tema geral, vão ser promovidos dois prémios especiais, na vertente de caricatura. “Um para celebrar os 104 anos do realizador Manoel De Oliveira (…) o mais velho cineasta do mundo no ativo”, “outro, para evocar José Saramago, Prémio Nobel da literatura, que teria 90 anos, se fosse vivo”.

As obras devem ser enviadas, até 12 de março, juntamente com a ficha de inscrição presente no regulamento acima referido, para a sede do Museu Nacional da Imprensa. O PortoCartoon tem três prémios principais para distribuir: o 1.º de 7 mil euros, o 2º de 2 mil euros e o 3.º de 1500 euros. O júri deste PortoCartoon vai voltar a ser Georges Wolinski, cartoonista francês de renome.