A decoração de um salão de barbearia tradicional é icónica e espelha a essência dos tempos a que se agarram estes espaços: cadeirões de ferro feitos para durar tanto como o salão – ou até mais – e instrumentos de latão capazes de aguentar décadas de uso. E os profissionais também acompanham esta essência de durabilidade: são senhores de idade avançada, com o cabelo descolorado pelo tempo e os dedos hábeis envoltos em rugas.

A clientela está igualmente envelhecida. Todos mantêm a devoção ao salão que frequentam desde a juventude e alguns ainda conseguiram transmitir a lealdade à descendência, apesar dos casos raros.

A Barbearia Garrett faz cabelo e barba há 55 anos

A Barbearia Garret não podia ser melhor exemplo. O salão está muito bem localizado, mas a clientela já é pouca. Acácio Branco, um cavalheiro de 71 anos, é o único barbeiro do salão. A trabalhar desde os 12 anos de idade, viu nascer a cidade do Porto. “Quando para aqui vim, a cidade era isto – era o centro. O resto era tudo campos”, recorda.

Acácio relembra, com orgulho, dos “3800 bancários” que trabalhavam nas imediações da barbearia e que constituíam uma fatia significativa da clientela. Agora, já não é bem assim – sinal dos tempos. “Não foi só a Gillette que nos deu cabo do negócio – também foram os horários flexíveis. Às horas que as pessoas saem do trabalho, vão logo para casa”. Para além disso, antigamente “as pessoas eram mais elegantes, cortavam o cabelo mais vezes e faziam a barba todos os dias”, garante.

De barbearias a cenários

Quando a hora de Acácio Branco se retirar, não há substitutos disponíveis. Até lá, vai-se andando. Mas ainda há dinâmicas que vão interferindo com o funcionamento rotineiro destes salões.

A Barbearia Garrett já foi cenário de vários ensaios fotográficos para catálogos de moda e o Salão Veneza já foi palco de um concerto acústico promovido por uma operadora móvel. Já a Barbearia Sport, em funcionamento há décadas, encontra-se agora discretamente alojada debaixo do novíssimo e trendy Passeio dos Clérigos.

Claro que nada de novo chega com estas interferências. Dos catálogos de moda o proprietário da Barbearia Garrett guarda apenas a camisa que lhe ofereceram. Os jovens que encheram o Salão Veneza durante o concerto procuram hair designers noutras partes da cidade. E a Barbearia Sport terá novas pessoas a passar à porta – apenas.