Como melhor aproveitar o potencial energético de um autómóvel movido a eletricidade, ou como aprimorar as baterias de um veículo elétrico são algumas das “experiências” desenvolvidas no Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos, o primeiro laboratório de mobilidade elétrica do país e um dos poucos ativos na Europa.
Recentemente inaugurado no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto), este complexo tecnológico – nascido do projeto Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (REIVES) – pretende desenvolver soluções ao nível dos transportes, que permitam a existência de uma rede nacional mais ecológica.
Para isso, foi montado um espaço, no INESC Porto, apetrechado pelos mais avançados dispositivos na área que, além de colocarem Portugal na vanguarda da investigação da mobilidade elétrica, proporcionam um ambiente de testes quase real.
Simuladores de cargas e cabos, salas de baterias e centrais de medida são alguns dos instrumentos e divisões espalhados por toda a infraestrutura. Da utilização de todos estes meios devem resultar protótipos pré-industriais com potencial de entrarem no mercado e, até, servirem como produtos para exportação.