O acordo, que deve envolver um investimento de quase 400 milhões de euros, foi firmado, esta terça-feira, entre o Governo português e a empresa Siemens, que pretende ajudar no crescimento nacional do número de profissionais da área da engenharia.

“Engenharia made in Portugal” é, assim, o nome do projeto, que, além de prever uma atuação ao nível do ensino superior, também quer incentivar os alunos do ensino básico e secundário a prosseguirem os seus estudos nesse sentido. Em comunicado, a Siemens refere que “o projeto inclui a disponibilização gratuita às escolas de softwares e de hardware de automação, assim como a formação dos docentes relativa à utilização dos programas e equipamentos”.

“Engineering Competition”

O protocolo inclui também a realização do “Engineering Competition”, uma competição anual para a qual serão convidadas as universidades e escolas envolvidas no projeto. Cada entidade escolherá um aluno para a representar na competição. Segundo a Siemens, os vencedores vão ter direito a estágios profissionais na empresa, incluindo um período de formação na Alemanha

No entanto, vão ser, de facto, os estudantes do ensino superior os mais beneficiados pelo projeto em causa, visto que o próprio Ministério da Educação e Ciência já referiu que “o apoio à formação superior na área das engenharias e o ensino profissional de cariz tecnológico são uma aposta fundamental no contexto atual”.

Desta forma, a criação de novos estágios em engenharia está prevista como uma das medidas a implementar pela Siemens Portugal, para que os estudantes tenham cada vez melhores hipóteses na aquisição de uma formação mais prática, com vista à entrada no mercado profissional.

O projeto vai começar a ser implementado já neste ano letivo, sempre com o principal objetivo de impulsionar o estudo da engenharia. Neste aspeto, convém lembrar que, no espaço de dez anos, Portugal foi o país da Europa com maior aumento do peso de licenciados nas ciências.