Foi durante a sessão comemorativa dos 11 anos de mandato, que Rui Rio revelou estar para breve a divulgação de um novo Plano Municipal de Cultura para a cidade.

Segundo o presidente da Câmara do Porto (CMP), ainda este mês vão ser conhecidos os pormenores do programa, apenas elaborado depois de ouvidas “múltiplas entidades e vastas personalidades do Porto”.

Para já, o que se sabe é que vai refletir-se, por exemplo, através da “organização e modernização dos museus com animação própria, o alargamento dos seus horários ou a introdução de modernos ecrãs táteis”.

Além disso, vai-se apostar na “informatização e disponibilização dos catálogos com o acervo bibliográfico online”, no que diz respeito a vários documentos e obras literárias que estão espalhadas pelas bibliotecas do município e que fazem parte dos arquivos da CMP. Desta reconfiguração, também vai fazer parte a Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), que vai ter uma sala dedicada a Eugénio de Andrade.

O novo Plano Municipal de Cultura promovido por Rui Rio “faz parte de um todo e, esse todo, é um Porto de cultura que quer educar bem, integrar com justiça e promover-se com inteligência e sem esbanjamento de verbas municipais em duvidosos subsídios a fundo perdido”, disse ainda o presidente da CMP.