“A dor económica de Portugal passa a ser a sua vantagem, no Porto”, diz o “The New York Times” (NYT), dirigindo-se ao leitor e fazendo-o ver que, atualmente, a cidade é “uma das grandes pechinchas da Europa Ocidental”.

Por causa disto e muito mais, o jornal norte-americano colocou o Porto no 28.º lugar de uma lista que formulou com os 46 lugares a visitar em 2013. “Os novos hotéis e restaurantes (…) trouxeram um lustre fresco a esta cidade protegida pela Unesco, em que estreitas ruas labirínticas, edifícios antigos e estudantes trajados de negro inspiraram uma jovem professora de inglês que, nos anos 90, viveu aqui, chamada J. K. Rowling”, escreve o NYT, aludindo também à influência que o Porto teve na saga de Harry Potter.

As linhas de texto que o jornal dedica à cidade portuguesa não acabam sem referir que, apesar de tudo, “a crise financeira não prejudica a indústria mais proeminente da cidade – o Vinho do Porto”.

O primeiro lugar da lista criada pelo NYT é ocupado pelo Rio de Janeiro, pela simples razão de que “o mundo inteiro vai lá estar em 2014”, para o Campeonato do Mundo de Futebol.