Em todo o lado, existe o clube disto, o clube daquilo e, até mesmo, ja existiram clubes de vídeo e deixaram de existir. Mas, no que diz respeito à Universidade do Porto (UP), até agora, faltava um outro tipo de clube: um clube de comédia.

É provável que tenha sido mais ou menos essa a ideia que passou pela cabeça de Joana Santos, estudante de medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e de Luís Lopes, da Faculdade de Direito da UP (FDUP), para, no fim de 2012, levarem à prática aquilo já tinham considerado: a criação do Clube de Comédia da UP (CCUP).

“Já que o humor está cada vez mais presente no dia-a-dia dos portugueses – na tv, nas redes sociais, na rádio – por que não juntar estudantes para fazer isso mesmo?”, pergunta retoricamente Joana Santos ao JPN. Joana “já fazia stand-up comedy há algum tempo” e Luís também se interessava pela coisa. Fez-se faísca. Contactaram a reitoria e a oficialização do clube foi imediata.

Dois mil e quê?!

O fim de 2012, que quase significou o fim do mundo, foi motivo suficiente para fazerem o primeiro vídeo humorístico com o emblema do CCUP (ver vídeo em baixo). Já a entrada em 2013, deu-lhes um novo motivo para rir: “Pessoas que dizem dois mil e ‘treuze'”, confessam ao JPN.

A anedota da UP

O JPN quis saber a resposta do CCUP à seguinte pergunta: “O que é que vos dá mais vontade de rir na UP?”. Resposta: “As propinas – mas é rir para não chorar”.

O novo ano promete ser pródigo em gargalhadas e, para fazer face a esse potencial, pretendem promover várias atividades. “Queríamos incidir mais na formação – oferecer workshops, palestras, etc. -, tanto sobre escrita de humor, performance, ‘stand-up comedy’, teatro…tudo o que estiver envolvido na temática da comédia. (…) Para já, o CCUP depende, sobretudo, daquilo que os estudantes queiram fazer”, refere Joana.

Para isso, o clube quer ter, pelo menos, um membro representado num aluno de cada faculdade da UP. Até ao momento, já aderiram ao CCUP estudantes da Faculdade de Engenharia (FEUP), da FDUP, mas, sobretudo, do ICBAS.

O segundo semestre deste ano letivo vai representar o arranque “a sério” do clube. “Já contactámos com humoristas para darem workshops a todos os alunos da UP que estejam interessados e tivemos um convite da reitoria para fazer um ciclo de cinema só com filmes de comédia”, revela Joana Santos. As datas de todas estas atividades vão ser reveladas em breve.