A mania dos cremes só para mulheres e a ideia de que os homens não se cuidam já está ultrapassada. Há pouco mais de um ano, o empresário José Janeiro, de Gaia, decidiu levar essa ideia mais longe e criou uma marca de cosméticos unissexo… e low cost.

Cosmética low cost

A “I Love Me” é apenas um exemplo. Apesar da conjuntura, o mercado da beleza low cost parece não parar de crescer. Recentemente, surgiu a PB Cosmetics, uma marca low cost de venda online de produtos de maquilhagem. A Equivaleza assume-se como a primeira marca branca de perfumes e apresenta preços de venda cerca de 70% abaixo dos praticados no mercado.

“A pele não tem sexo” é a assinatura da “I Love Me” que parece, de facto agradar a “homens e mulheres dos 15 aos 100 anos”, como refere o empresário. Mas para além de ter conquistado o sexo masculino, ainda não parou de reunir sucessos. Nasceu em Espanha (apesar de registada em Portugal, os cremes são fabricados em Barcelona) -, começou pelos mercados europeus, como França, mas rapidamente chegou ao Canadá e aos EUA. Acabou eleita produto do ano pelos consumidores – mesmo competindo com marcas de renome – e com uma exportação de mais de 40% dos produtos.

Um ano depois, chega a Hong Kong

Agora, a marca vai ainda mais longe. Com a classificação – que distinguiu, por exemplo, a eficácia, a qualidade ou o aroma – conseguiu contrariar a crise e aumentou cerca de 50% da faturação em apenas dois meses. Este ano, prepara-se ainda para entrar em novos mercados, como Hong Kong, Rússia ou ainda Inglaterra.

Mas a ambição do empresário não estanca. José Janeiro diz ainda apostar em novos desafios, novos produtos e até antecipa a participação na maior feira internacional de cosméticos, a “Beauty International Düsseldorf“, que decorre em março, na Alemanha.

Em Portugal, a marca está disponível em mais de 500 pontos de venda – desde farmácias a salões de estética – e permite ainda encomendas a partir do site.