Certamente que já quase todos os utilizadores do Facebook desesperaram por quererem encontrar uma determinada pessoa na rede social, mas sem sucesso. Imaginaram que o ideal até seria escrever exatamente o que se pretendia, para que o resultado fosse mais eficaz. Algo do tipo: “Amiga do Zé que estuda na Faculdade de Letras”.

Pois bem, se este tipo de pesquisa pormenorizada e feita com um discurso informal parece impossível, a verdade é que não é. Aliás, vai ser mais ou menos dessa forma que, dentro em breve, se vai pesquisar no Facebook.

Chama-se “Gráfico Social“, está em fase experimental num programa beta limitado a utilizadores de língua inglesa, nos EUA, mas já é possível aderir a uma lista de espera para que, logo que esteja disponível, se possa começar a utilizar este sistema de pesquisa interno super-inteligente da rede de Zuckerberg.

“Pessoas que gostam de ciclismo e são da minha cidade natal”, “Restaurantes do Porto nos quais os meus amigos estiveram” e, claro, a “Amiga do Zé que estuda na Faculdade de Letras”, vão passar a ser formatos de pesquisa naturais.

O novo sistema foi anunciado há pouco tempo numa conferência de imprensa nos EUA e suscitou, imediatamente, comparações com o serviço prestado pelo Google. No entanto, Mark Zuckerberg prontificou-se a esclarecer que a “pesquisa na web é desenhada para pegar numa questão aberta e dar links que possam ter a resposta”, enquanto a tecnologia do Facebook vai servir para “pegar numa questão precisa e dar uma resposta, não links que possam dar uma resposta”.