As candidaturas [aqui] decorrem até 31 de janeiro e são destinadas a finalistas e recém-licenciados em arquitetura e engenharia civil. O desafio da “Sika Academy” passa por apresentar um projeto de reabilitação para uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), à escolha do candidato.

Os trabalhos finalistas serão chamados a participar numa cerimónia, no terceiro semestre de 2013, onde será divulgado aquele que conquistou o primero lugar. E que ganhe o melhor, já que o projeto vencedor será mesmo aplicado e o jovem que conquistar o primeiro lugar terá direito a um estágio profissional e à oportunidade de acompanhar de perto a execução do seu projeto.

Sika Academy 2012

O ano passado foi o arquiteto Francisco Varela, de 28 anos, quem conquistou o júri. Ficou assim responsável pela reabilitação do Centro Infantil Irene Lisboa, em Évora, que começou já em dezembro e prevê-se que termine até março.

O júri é composto por representantes de entidades como a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitetos, ou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o objetivo da Sika, empresa promotora da iniciativa, é, acima de tudo, a responsabilidade social. “Apesar da atual conjuntura económica do nosso país, e da situação dramática do mercado da construção, procuramos promover o potencial de recém-formados”, explica Cláudia Gomes, responsável pela organização do concurso.

A “Sika Academy” já conta com três edições. No ano passado, recebeu mais de 45 candidaturas, mais 20% de adesão em relação à 1.ª edição do concurso, um número que se calcula que seja ultrapassado este ano.