Se quer saber tudo o que tem de fazer caso vá trabalhar, estudar ou viver para outro país, que programas existem de apoio aos jovens ou ainda que ajudas financeiras a União Europeia (UE) disponibiliza para a abertura de um negócio, basta recorrer a um Centro Europe Direct. Só em Portugal já existem 18 espaços, cofinanciados pela UE.

O objetivo, explica a UE em comunicado, “é promover e facilitar a chegada de informação prática aos portugueses”, quer “sobre os seus direitos na União Europeia” quer sobre “as vantagens de se viver, morar e estudar” na União Europeia. Cada Centro Europe Direct terá à disposição dos cidadãos uma equipa qualificada responder a todas as questões.

A iniciativa surge no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos, que quer promover o diálogo “sobre o futuro da Europa e a divulgação dos direitos e deveres dos cidadãos europeus”, e parece uma decisão acertada. Segundo dados do último Eurobarómetro, 40% do Portugueses querem saber mais sobre os seus direitos na União Europeia.

Atualmente existem então 18 centros disponíveis, quer online quer fisicamente, sendo que o do Porto está localizado no Gabinete do Munícipe. Mas caso chegue a outro país, poderá também procurar um centro para tirar as suas dúvidas. Espalhados por vários países, calcula-se que existam perto de 500.