Foi um trabalho de acompanhamento para perceber de onde é que os seus melhores alunos provêm. A Universidade do Porto (UP) analisou o percurso académico de 4280 estudantes que ingressaram nas várias faculdades da sua rede, no ano letivo 2008/09.

No final do período de análise, deu especial atenção aos 2226 que concluíram, pelo menos, 75% das cadeiras dos três primeiros anos das licenciaturas, o equivalente a ter completado mais de 135 créditos. Desses, filtrou os 10% melhores, ou seja, a percentagem de alunos que melhores resultados obteve desde o início da análise.

Deste pressuposto resultaram 224 alunos. Através de uma simples pesquisa às suas fichas, a UP conseguiu perceber qual era a origem destes mais bem preparados estudantes. Desta forma, a conclusão mostra que os melhores alunos da Universidade do Porto provêm de escolas públicas.

Escolas Garcia da Orta e de Ermesinde servem de exemplo

A Escola Secundária Garcia da Orta, por exemplo, colocou, no ano letivo 2008/09, 114 alunos nas várias faculdades da UP, sendo que 14 acabaram por integrar o grupo dos 10% melhores. Em comparação, a instituição privada do Externato Ribadouro colocou 154 alunos na UP, mas só cinco figuram nos grupo dos melhores.

A importância da bolsa

Outra das conclusões da análise da UP mostra que, dos alunos que entraram na universidade em 2008/09, aqueles que beneficiaram de bolsa tiveram resultados tão competitivos como os que dela não precisaram. Por outro lado, os que não conseguiram bolsa, tiveram tendência em apresentar piores resultados, o que revela a importância da ajuda social

Existem outros exemplos, como é o caso da Escola Secundária de Ermesinde, com 57 estudantes distribuídos pela UP e seis deles no grupo dos melhores, que acaba por obter melhores resultados do que o Colégio Nª. Senhora do Rosário, com 56 alunos na UP e apenas 4 no grupo com melhores notas.

Os números, tornados públicos esta sexta-feira pelo jornal Público, mostram que, por cada 100 estudantes provenientes das escolas públicas que concluíram 75% das disciplinas dos três anos das licenciaturas, 10,69 fazem parte do grupo dos melhores, enquanto os das escolas privadas ficam-se pelos 7,68.

O estudo da Universidade do Porto refere, também, que a conclusão de que os alunos provenientes das escolas públicas obtêm melhores resultados, torna-se ainda mais relevante “pelo facto de as escolas privadas de maior prestígio fazerem uma seleção social dos seus estudantes”.