Cada vez mais, o evento TEDx chega a todo o lado. Depois de terem aberto as inscrições para o TEDx O’Porto 2013, chegou a vez do TEDxVitória. A freguesia portuense promove, assim, a 2 de fevereiro, conversas sobre o tema “Cidade Criativa e Inclusiva”, com o objetivo de “apostar nos projetos e ideias com impacto local”, refere a organização.

O Pólo das Indústrias Criativas (PINC) do Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) vai receber o evento, que aposta na troca de experiências e contactos entre os participantes, com vista ao aparecimento de soluções, novas ideias de negócio e, até, de projetos criativos.

O mote para essa partilha de saberes vai ser lançado pelos vários oradores convidados, que vão iniciar as conversas em três temas principais: “O espaço urbano e a cidadania”; “Artes e envolvimento”; “Percursos e comunidade”.

Até ao momento, estão confirmadas as presenças de Miguel Barbot, consultor que vai falar sobre mobilidade no Porto e soluções sustentáveis a implementar nesse sentido; William Gavião, ator que vai abordar a relação de Portugal com o Brasil e a importância da arte na comunidade; Rita Ferreira, impulsionadora do projeto Arrebita!Porto, que vai falar sobre reabilitação urbana; Alice Bernardo, do Roteiro Oficinal do Porto, que vai dar a conhecer as oficinas que operam na cidade; e João Barros, professor da UP que vai partilhar o seu conceito de Porto como uma “smart city” do futuro.

As inscrições para o TEDxVitória já estão abertas e podem ser feitas através do preenchimento de um formulário. O custo do bilhete é de 15 euros e dá direito à participação em workshops/experiências, realizadas em datas posteriores ao evento. Um workshop de DJ ou uma sessão experimental de comunicação e voz são alguns dos cursos disponíveis que podem ser consultados aqui.