O concurso é dirigido a todos os jovens, entre os 18 e os 30 anos, que tenham frequência ou formação superior em design, arquitetura, artes plásticas, fotografia e publicidade. O desafio consiste na “conceção criativa e produção de arte final da imagem geral de divulgação de 5 edições a decorrer durante o ano de 2013”, nas galerias do quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto.

A Câmara do Porto (CMP), que promove o concurso, quer “estimular e promover a criatividade e o desempenho de jovens criadores, estudantes ou profissionais das áreas referidas”, através da criação de uma imagem identificativa para a iniciativa artística portuense.

Cartaz do concurso

Tendo em conta o prémio, o cartaz que lança o concurso é tentador

No fundo, é pretendida a elaboração das artes finais para cinco cartazes que vão divulgar a inauguração simultânea das cinco exposições de arte contemporânea que, ao longo de 2013, vão estar em Miguel Bombarda. Além do prémio de 2500 euros para o autor da imagem vencedora, e de a própria arte integrar os cartazes em questão, a imagem vencedora também vai ser incluída em todo o material de divulgação do evento.

Convém ter em conta que o júri – composto por um representante da PortoLazer (que também patrocina o concurso), um proprietário de uma das galerias de Miguel Bombarda e um representante de um estabelecimento de ensino superior ainda a designar -, vai valorizar propostas que compreendam certos aspetos, entre os quais a originalidade, a plasticidade da imagem geral e a relação com as características da iniciativa.

Estas informações encontram-se descritas no regulamento [PDF] do concurso, que aceita trabalhos (pode ser submetida mais do que uma proposta por candidato, desde que sejam feitas separadamente) até 4 de fevereiro, em papel e em suporte digital, na seguinte morada: Serviços Centrais da PortoLazer, Rua Bartolomeu Velho, 648, 4150-124 Porto.