Dar um abraço a alguém que se gosta diminiu a ansiedade, o stress e deixa-nos mais felizes. Este facto não é propriamente uma novidade, o que é curioso é que um bom abraço pode ainda reduzir a tensão arterial e até melhorar a memória.

Estes efeitos são causados pela libertação da oxitocina, a chamada “hormona do amor”,já que é conhecida por aumentar os laços entre as pessoas, principalmente entre pais e filhos ou entre casais.

Mas há que ser seletivo em relação a quem se abraça, já que abraçar alguém de que não se gosta pode ter o efeito contrário. As conclusões são de Jürgen Sandkühler, o neurofisiologista responsável pelo Centre for Brain Research da Universidade Médica de Viena, na Áustria.

Abraços de estranhos têm efeito contrário

O cientista que diz que “o efeito positivo só ocorre se as pessoas confiarem umas nas outras, se os sentimentos associados forem mútuos”, já que “se as pessoas não se conhecerem ou o abraço não for desejado por ambas, não funciona”, explica. Muito pelo contrário.

Quando se recebe abraços indesejados de estranhos ou mesmo pessoas que conhecemos, a situação “pode levar a verdadeiro stress, já que o comportamento da manutenção da distância não é respeitado”, afirma. Nestas situações é libertada a cortisol, a hormona típica do stress.

O estudo foi divulgado na passada segunda-feira, Dia Nacional do Abraço em países como os EUA – onde foi criado -, Inglaterra, Alemanha, China ou Austrália.