Dia 2 de fevereiro promete ser um sábado diferente, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A conferência “Talk a Bit” foi feita para isso mesmo: agitar um pouco o ambiente, não fosse o mote da abertura, às 14h, “Let´s get this party started!”.

Organizada por alunos do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, a “Talk a Bit” “tem como temática principal o impacto do software na sociedade atual”, refere André Marinho, um dos organizadores, ao JPN. “‘Crowdfunding’, sistemas de informação, qualidade do software, ‘data privacy’ [privacidade de dados] e ‘social marketing’ vão ser alguns dos temas em destaque”.

Entre os participantes convidados estão oradores como Clara Guerra, da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), Norberto Amaral, co-organizador do TEDx O’Porto e Luís Desport, secretário-geral da Associação Portuguesa de Testes de Software (APTS). Mas grande parte das intervenções (com a duração de nunca menos de 15 minutos e nunca mais de 30 minutos) vão pertencer aos próprios estudantes de mestrado.

Reunião de “speednetworking”

A “Talk a Bit” termina às 19h, mas a partir das 21h e até às 23h, num local da Baixa portuense a ser anunciado no dia da conferência, a sueca Linda Copylinda Sandberg promove uma reunião informal e divertida para que novas pessoas se conheçam a nível profissional e troquem contactos

Como usar o dinheiro dos outros para ter sucesso e como estar na web 2.0

No programa do “Talk a Bit” é possível perceber que, por exemplo, Hélder Moreira e Tiago Babo vão falar sobre o conceito de redes de “crowdfunding” e dar alguns exemplos de projetos bem sucedidos, para que quem quiser seguir o mesmo caminho saiba como o fazer, “com o dinheiro dos outros”. Por falar em projetos de “crowdfunding” bem sucedidos, um deles vai estar presente na conferência, através de Marco Vala, da empresa Tabletip Games, que usou este tipo de plataforma para fazer nascer o jogo “Vem aí a Troika“.

Em outro aspeto, João Ferreira, também estudante da FEUP, juntamente com André Marinho, vão abordar os desafios que a web 2.0 trouxe para o departamento de marketing das empresas, que perceberam, de imediato, a importância de estarem presentes no Facebook e em outras redes sociais. O objetivo dos dois oradores será expor as melhores práticas a serem adotadas pelas empresas, neste sentido.