Dizer que o currículo de Philippe Dubost é o melhor de sempre é algo subjetivo, porque, hoje em dia, criatividade é o que não falta no que diz respeito a expor o percurso académico, profissional e outras qualificações na Internet. Que o digam a Sofia e, até mesmo, a Ana João.

Mas assumir que, neste preciso momento, é muito provável que Philippe Dubost esteja a negociar o seu novo contrato, tal tem sido a “viralidade” do seu CV, é dizer o suficiente. O gestor de produtos para a web francês, perante a falta de emprego que também bateu à sua porta, decidiu, no início de janeiro, colocar as suas competências na Internet, mas de uma forma muito original.

Dubost criou uma página totalmente interativa, intitulada “phildub“, em quase tudo semelhante à do comércio eletrónico da Amazon. Na verdade, o título de separador da “phildub” é “An Amaz-ing Resume” (Um currículo maravilhoso). Lá, é possível ver quatro imagens do “produto”, apesar de que “só há 1 em stock”. “Encomende rápido”, avisa o site. A “encomenda” é exportada de Paris para todo o mundo e tem uma dimensão de 1,86 metros. Fala francês, inglês e espanhol e outro dos detalhes refere que já fez uma maratona em 3 horas e 22 minutos.

“Escapou-nos alguma característica importante deste produto?”

Como seria de esperar, também existem informações sobre as competências profissionais de Dubost, que tem mais de cinco anos de experiência a trabalhar com produtos para a web, conhecimentos técnicos e de gestão na área, além de uma mentalidade empreendedora.

Como na Amazon, também há espaço para a crítica de outros clientes que já usaram o “produto”, sendo que Philippe Dubost tem a maior parte delas (121) avaliadas com pontuação máxima (5 estrelas em 5). No entanto, uma fatia significativa (37) dá apenas uma estrela a Dubost. “Muitas ex-namoradas”, explicou o francês no Twitter.

“Escapou-nos alguma característica importante deste produto? Veja no LinkedIn o que nos escapou”, pode ler-se na página, que apresenta um link para a conta de LinkedIn de Philippe Dubost. Ao francês é que não escapou nada. E o emprego também não deve escapar por muito tempo.